NOVIDADES E MUITO MAIS

O NOSSO MUNDO

O que dita uma empresa do futuro?

Cada vez mais se fala sobre as empresas do futuro, modelos de negócios auto-sustentáveis e novas formas de nos podermos preparar para um futuro risonho. Para que isso seja possível é necessário entender as características inerentes a uma verdadeiro modelo de negócio do futuro.


Pensar o futuro é entender que hoje não há mais espaço para um mercado de trabalho único, é preciso abraçar a diversidade e fazer com que a inclusão seja primordial!
Para que uma empresa prospere e se torne um exemplo de futuro, precisa de gerar o máximo de informações possíveis e toda essa rede de informação só acontece quando estamos preparamos para receber, atender e trabalhar com um grande leque de pessoas, sem distinções por sexo, idade, cor ou ideologias.

As características de uma empresa do futuro

Pode até parecer um pouco incoerente, no entanto o futuro das empresas deve ser uma meta fixada no presente. Desta forma, é preciso ter 6 qualidades básicas e afim de facilitar o seu entendimento, é o momento de conferir tudo a seguir:

  • Resolução de problemas complexos – Solucionar um problema complexo numa instituição é sem dúvida uma grande habilidade . Esta habilidade de resolução de problemas complexos é representada pela capacidade de percepção e criação de estratégias efetivas para resolver situações novas e mal definidas em cenários complexos do mundo real. 
  • Pensamento crítico – Conseguir ter auto-critica é fundamental e uma gestão que tenha isso como premissa automaticamente estará na frente. É preciso sabermos nos colocar no lugar no outro e entender o porquê de cada ação/decisão. 
  • Criatividade– O desafio de qualquer gerente é resolver problemas velhos com soluções que sejam novas. É imperativo ser criativo!
    Estar atento a tudo que possa ser novo é essencial, a criatividade e tecnologia andam lado a lado. 
  • Gestão de pessoas– A importância da liderança feminina na atualidade se dá quando se consegue reunir uma equipa de trabalho. Atualmente precisamos de inovar e aprender a liderar grupos de pessoas, onde o compromisso é a causa mãe! Fortes e prontas para darem o seu melhor em prol de cada causa. 
  • Coordenação– Torna-se primordial que todo o processo de coordenar pessoas seja feito com sensibilidade. 
  • Inteligência emocional– As dificuldades vão existir e os conflitos também, no entanto para estarmos a aptos a superá-los é importante usarmos a inteligência emocional como nosso aliado.
    É preciso manter a mente e corpo são e centrada para ter uma empresa de futuro, e acima de tudo saber dominar as próprias emoções, passo este fundamental para atingir o sucesso!
    Por fim, mas não menos importante, as características de uma empresa que pensa o futuro, devem convergir com a gestão da organização.
    Dessa forma, a liderança feminina tem como objetivo simplesmente quebrar este paradigma antigo.

A importância da liderança feminina na atualidade: Um novo estilo de liderança a emergir

A mulher teve sempre papel de destaque na história humana e não é a toa que o quadro mais famoso do mundo contempla o mistério feminino. Sem esquecer que por trás de todos os grandes nomes da história existiu sempre uma mulher por trás. A importância da liderança feminina na atualidade materializa-se no ramo empresarial como um todo.

Mesmo perante esta situação, infelizmente o preconceito ainda impera na maioria das empresas. A lista S&P publicada pela bolsa de valores Dow Jones, revela que dos 500 CEOS das maiores empresas do mundo, apenas 26, ou seja, 6%, possuem nomes femininos no comando da organização.

É importante ressaltar que todas as informações, dados e apontamentos que trago aqui são fruto da minha participação em conferências sobre esta temática, nomeadamente na Women´s International Network Conference realizada no passado mês de setembro. Dessa forma partilho esta perspectiva baseada em factos, números e registos.

Um novo estilo de liderança é criado

A importância da liderança feminina na atualidade dá-se pelo novo estilo de liderança que foi criada. É indicado pensar que a maioria das profissões que cuidam dos seres humanos, é inerente as mulheres e este é um dos pontos pelos quais mais nos destacamos. Seja como educadoras, psicólogas, nutricionistas, e até mesmo como enfermeiras.

Alguns atributos são importantes, pois trazem a todos uma abordagem diferente, onde é necessário tomar consciência de que todo ser humano tem características femininas e masculinas, e só integrando ambas acessamos ao nosso verdadeiro poder. Seguem alguns exemplos:

  • Visão mais que informativa: Ser líder não é apenas delegar ações ou informar. É adequado ir mais além e ter uma visão sistêmica dos liderados. É preciso saber entender como a empresa funciona a partir da visão também dos seus colaboradores. A importância da liderança no feminino fica cada dia mais destacada ao inovar os novos modelos de gestão e demostrar como o trabalho humanizado é importante.
  • Ser um pensador avançado: Antecipar as adversidades que surgem é algo importante e a liderança feminina tem isso como uma premissa. Saber difundir o olhar para várias situações é uma das características da liderança feminina, isso garante muito mais hipóteses de sucesso e reconhecimento
  • Mentalidade orientada para o acaso: A vida de uma organização é permeada pelo imponderável, ou seja, é preciso resolver os problemas logo.

Este novo estilo de liderança assenta na importância da liderança feminina na atualidade no ambiente de negócios. O próximo passo é o preconceito diminuir e os salários serão equiparados assim que isso aconteça. Tudo isso tem vindo a acontecer de forma gradual e a cada dia temos mais mulheres a assumir papéis de relevo dentro da sociedade.

Glow Woman Club – Redefinir a Liderança com Autenticidade

Glow Woman Club – Redefinir a Liderança com Autenticidade

Reportagem da revista Liderança no Feminino

Esther Liska é a mentora do Glow Woman Club, uma rede internacional de mulheres que procura redefinir as possibilidades de liderança para conseguir ter um impacto positivo na vida da mulher/mulher empresária e nas organizações. Criar impacto positivo na vida é uma das premissas. Descubra o relevante papel do GLOW WOMAN CLUB, onde o segredo é a autenticidade.

Bem-vinda à Revista Liderança no Feminino. Estamos muito felizes por iniciar esta parceria. O que espera desta colaboração?

Antes de mais, muito obrigada! O que espero desta colaboração são …”Infinitas Possibilidades!!!” Penso que, por vezes, deixamos a nossa imaginação limitar as nossas expectativas e por consequência limitar o que é possível. Para mim, esta parceria é o início de uma jornada em conjunto, em que ambas as partes irão crescer de modo a ter um maior impacto na sociedade e dentro das nossas organizações.

Acredito que o PODER não deve ser um instrumento de auto-validação, manipulação e exclusão. Ter poder, é sim, ter uma maior consciência de todas as nossas dimensões como humanos, integradas em harmonia, que permitem que cada um de nós seja um verdadeiro agente de mudança.

Esther Liska, para os leitores que não a conhecem, o que a define como pessoa?

Considero que o conceito do Glow Woman Club reflete quem eu sou como pessoa, já que reflete o meu percurso de vida e os desafios que enfrentei e transformei em oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Esta jornada começou na minha adolescência, quando me deparei com desafios que resultaram da minha falta de autoconfiança. Desde não ter coragem para iniciar uma conversa, até não me sentir bem com o meu próprio corpo. Assim surgiu o desejo de um dia vir a criar uma academia para jovens, que as dotasse de ferramentas para aumentar a sua autoconfiança. Deste desejo nasceu a  Glow Academy, com programas de formação que visam fomentar o crescimento da mulher enquanto líder em todas as áreas da sua vida (trabalho, família, comunidade e como indivíduo), permitindo-lhe ser uma agente de mudança para uma vida mais próspera e feliz. Apostamos igualmente nas futuras jovens líderes para quem são desenvolvidos cursos no âmbito da Glow Academy for Girls (13 aos 17 anos).

No início da minha carreira profissional, trabalhei em Inglaterra numa multinacional onde não me identificava com o trabalho que fazia e nessa altura decidi vir para Portugal, de modo a estar perto da minha família e ter a oportunidade de redefinir o meu caminho. Esse momento de “crise” foi a oportunidade para descobrir a minha paixão pelas pessoas e pelo seu desenvolvimento. Aliei a área do Coaching às influências da minha cultura Venezuelana, que se traduz no gosto pelo universo feminino e pela beleza, e criei o conceito da Glow Branding You. A imagem, o que projetamos para o exterior, reflete também o que temos por dentro. E se algo não está em equilíbrio, o resto também não

pode estar. O meu objetivo é ajudar as pessoas a sentirem-se bem tanto por dentro como por fora. Juntei a esta filosofia o conceito de marca pessoal: trabalhar o nosso interior, mas também o exterior – a forma como transmitimos aquilo que somos – e pude então constatar que quem mais sentia esta necessidade eram mulheres com um determinado perfil. Mulheres profissionais, com cargos e posições de liderança no trabalho, em casa, e em todas as áreas da sua vida.

Desde muito cedo tive ligações a organizações de networking, e trabalhei durante muitos anos com Câmaras de Comércio, onde organizávamos eventos para os associados. Mas nestes eventos a participação era sempre maioritariamente masculina. Cheguei à conclusão de não existia nenhum conceito networking apelativo para as mulheres. Assim nasceu o Glow Lunch.  Posteriormente surgiram os Peer Groups, um conceito de encontros mensais assentes na oportunidade de partilhar experiências e de criar uma rede de suporte através com empresárias que partilham os mesmos valores e procuram desenvolver competências de liderança, evoluir e conciliar de forma efetiva as suas vidas pessoais e profissionais.

Sabemos que pretende levar o nome “Glow Woman Club” lá fora. Como e onde quer mudar a vida das pessoas?

O Glow Woman Club posiciona-se como uma rede internacional de mulheres que procuram redefinir as possibilidades de liderança para conseguir ter um impacto positivo na sua vida e nas suas organizações. Mais do que se centrar na liderança de outras pessoas, o Glow Woman Club foca-se na capacidade de se liderar a si mesma enquanto potencial agente de mudança. Sermos autênticos com nós mesmos traz-nos realização pessoal e cria um impacto positivo na vida de outros. O GLOW WOMAN CLUB é uma plataforma que apoia a MULHER na sua jornada para atingir prosperidade na vida e ultrapassar os desafios com simplicidade e alegria.

Ao longo dos últimos 3 anos temos estado a participar ativamente em conferências Internacionais ligadas ao tema, nomeadamente na Women´s International Network Conference, a maior conferência global do género, onde tenho abordado temas relacionados a Liderança e Capitalismo Consciente; o Personal Branding Experience (PBEX) que este ano será no México nos dias 9 a 11 de Novembro e onde vou falar sobre a “Mulher, a marca do século XXI” e a AWE Summit, entre outras.

Esta dinâmica nos tem permitido não só acompanhar as tendências e o que de melhor se faz noutros mercados como também dar a conhecer o GWC e criar uma rede de parceiros internacionais. Parceiros esses que já temos tido como palestrantes tanto presencial como digitalmente nas nossas iniciativas do Peer Group e Glow Academy e as participantes beneficiam desta partilha de conhecimento internacional e visão global.

A próxima etapa visa consolidar-nos com parceiros que se tornem representantes do GWC noutros países e assim continuar a expandir a rede.

Como é que as mulheres se podem reinventar?

Eu própria já me “reinventei” várias vezes! Desde a mudança de rumo profissional nos primeiros anos da minha carreira, até ter vivido em países diferentes (com tudo o que isso implica: começar do zero, procurar trabalho noutra língua, outra cultura, a adaptação a novos costumes, fazer amigos). Reinventar-nos não significa modificar quem nós somos. Muito pelo contrário, permite-nos conhecermo-nos mais profundamente. Mas é preciso manter a nossa mente aberta para sair da nossa zona de conforto perante os novos desafios.

Isto pode implicar aprender alguma competência nova, ou talvez algo mais profundo, como repensar o nosso rumo profissional, modelo de negócio ou a forma como estamos habituados a trabalhar. Acredito que os momentos onde se sente a frustração, o medo ou a insatisfação são àqueles que mais nos ajudam a fortalecer a marca pessoal. Na minha perspetiva, cada uma dessas oportunidades constitui uma alavanca para revelar todo o nosso potencial.

Uma vez ouvi dizer num seminário que o bom marketing pode vender um produto fraco, mas que o bom produto, sem marketing não iria sair nunca da prateleira. Imagine o que seria então se conseguíssemos ter ambos! Um bom produto e um bom marketing!

Eu procuro ferramentas que me ajudem a trabalhar paralelamente o aperfeiçoamento do produto (neste caso, eu) como o meu marketing (forma de comunicar) sob uma perspetiva de “melhoria contínua” porque trabalhar a nossa marca pessoal é um processo dinâmico que requer investimento constante.

É o que reflito nas minhas formações, programas e iniciativas do GWC. Considero que o mais importante, acima de tudo, é manter-nos fiéis a nós próprias. Faça as suas próprias escolhas, reinvente a Liderança, reinvente o poder, reinvente-se a si própria!

Como impulsionadora de desenvolvimento pessoal, qual o feedback que tem obtido?

A minha maior motivação é o feedback positivo que recebo de pessoas que viveram experiências únicas através dos programas da Glow Woman Club.  As pessoas sentem-se mais leves, autênticas e expandem o seu crescimento. Alguns exemplos frequentes que acompanho através do nosso trabalho são as mudanças de rumo profissional. Temos casos de empreendedoras que deixaram de trabalhar por conta de outrem e criaram a sua própria empresa. Há ainda as que optaram por enriquecer o seu currículo através de experiências profissionais no estrangeiro, e também as líderes de empresas familiares que estão em franca expansão pelas mudanças que implementaram dentro da sua liderança na empresa. E outro exemplo são as líderes de equipas que se sentem mais confiantes e com mais ferramentas para fomentar a coesão da equipa, a sua motivação e funcionamento em sintonia. Enfim, quando começamos a funcionar a partir da liderança consciente, as possibilidades, de facto, são infinitas.

Quais os programas que tem para oferecer?

Os nossos programas visam a autoconsciência, a progressão da carreira, melhorar o desempenho e equilibrar a vida pessoal e profissional.

Trabalhamos com quatro pilares – networking, training, mentoring e coaching – que correspondem aos nossos quatro programas: Glow Executive, Glow Academy, Peer Group e Glow Lunch.

O Glow Executive corresponde a programas direcionados para as empresas e para as mulheres executivas com vista ao desenvolvimento de competências de comunicação e de liderança pessoal e profissional. Dentro das empresas, as intervenções focam o alinhamento entre o indivíduo, a equipa e a organização, o que resulta no aumento da produtividade e do compromisso e em melhores resultados.

Na Glow Academy desenvolvemos workshops sobre temáticas e competências fundamentais para o desenvolvimento da mulher enquanto líder em todas as áreas da sua vida.

Nos Peer Group, temos grupos de mulheres profissionais cujo objetivo passa pela criação de uma rede de apoio à concretização dos seus objetivos de vida e também no trabalho.

De forma mais informal temos ainda os Glow Lunch, um encontro de mulheres à volta de uma mesa em que uma convidada traz um tema a debate.

Através dos nossos programas, a mulher empreendedora aumenta o seu networking e a sua visibilidade, desenvolve parcerias e competências, partilha conhecimentos e experiências de aprendizagem de forma a inspirar-se e a motivar-se as si própria e a expandir a sua liderança de forma consciente.

Quem os pode frequentar?

No Glow Woman Club lidamos sobretudo com mulheres empreendedoras em posições intermédias ou de topo, que procuram o autoconhecimento, progredir na carreira, melhorar o seu desempenho e o equilíbrio da vida pessoa e profissional. Também trabalhamos com empresas que procuram despertar a consciência da liderança feminina na organização e melhorar o alinhamento entre o indivíduo, o negócio e a equipa de forma a elevar o compromisso e também os resultados.

São as histórias de mudança que a motivam diariamente?

Sim, totalmente! Ver a transformação das pessoas e vê-las realizadas, felizes e motivadas, com melhores relacionamentos, sem sentimentos de culpa e sendo elas próprias é a minha maior motivação para dar o melhor de mim a cada dia.

Como caracteriza a liderança feminina, no panorama nacional e internacional?

No mês passado participei na Women´s Internacional Network Conference, em Roma, a maior conferência sobre liderança no feminino a nível global. Aliás, o panorama nacional não me parece muito diferente do internacional. Debateram-se temas como a necessidade de ter empresas mais inclusivas, a necessidade de ter mais modelos (“role models”) de liderança no feminino e de dar-lhes visibilidade. A vossa revista contribui muito para colmatar esta necessidade!

Outro dos aspetos destacados nesta conferência foi o facto de só usarmos metade do nosso poder, quando todo o ser humano tem atributos considerados femininos e masculinos. É na integração do todo que está o poder autêntico.

Aliás, no Glow Woman Club acreditamos que apenas integrando as nossas naturezas feminina e masculina nos tornamo-nos líderes completos, só assim atingimos o nosso verdadeiro poder, as nossas capacidades únicas e só assim repomos o equilíbrio no nosso mundo. O nosso maior objetivo é elevar a humanidade, criando uma maior consciência, fornecendo ferramentas e recursos significativos, alargando as possibilidades e construindo pontes para que cada um de nós possa levar uma vida mais realizada e completa.

Temos esperança que no nosso futuro e no das próximas gerações as pessoas tomem consciência de que somos muito mais do que os nossos géneros individuais. Chegou o momento de sermos PESSOAS COMPLETAS.

A Glow promoveu, recentemente, um encontro de mulheres executivas que teve como objetivo a introspeção, o conhecimento de quem somos. O saber quem somos é fundamental para o sucesso? Como é que estes encontros melhoram a vida de quem os frequenta? 

O Women´s Executive Leadership é um programa inspirador e transformador, uma jornada envolvente que visa melhorar a nossa consciência e expandir as nossas infinitas possibilidades.

Ao longo de três dias, numa envolvente que trabalha os nossos cinco sentidos, conseguimos fazer um percurso onde através de diversas experiências as participantes ganham consciência das distorções inerentes à tomada de decisão, aprendem a criar equipas de elevado desempenho, a negociar resultados vantajosos para todas as partes, a gerir crises e a criar uma marca pessoal diferenciadora.

Adicionalmente, têm a oportunidade de conhecer uma maneira totalmente diferente de criar e fazer crescer negócios. Um novo estilo de liderança que gera mais possibilidades em empresas de todos os tamanhos, na vida das pessoas e no planeta, através do capitalismo consciente.

Para quem não pôde participar, deixo o convite para continuarem a acompanhar-nos! Estamos a preparar muitas novidades para a Europa e América, para a reinvenção da liderança no feminino… Não deixem de acompanhar as nossas novidades pelas nossas redes sociais. Queremos estar conectadas com mulheres empreendedoras de diferentes culturas, países e cidades.

Quando haverá novo encontro? Como é que as mulheres executivas se podem inscrever? 

Em Portugal, a próxima edição do Women’s Executive Leadership será em outubro de 2019 e será uma edição internacional. Já estamos com inscrições em aberto. De facto, como mencionei anteriormente, no próximo mês de novembro, vou participar como oradora no Personal Branding Experience em Puebla, no México, com o tema “A Mulher, a marca do século XXI” e a Glow Woman Club vai estar presente nos três dias da conferência, onde dará a conhecer o Women’s Executive Leadership assim como a possibilidade de representação do conceito Glow Woman Club localmente.

As vagas para outubro de 2019 são limitadas. Para garantir a reserva basta enviar um e-mail para geral@glowwomanclub.com com “Pré-inscrição WEL 2019” no assunto ou contactar pelo telefone 931974765. Até dia 31 de janeiro estaremos com um valor especial!

Em breve estaremos com o novo site do Womens Executive Leadership disponível com todas as informações da Edição 2019 e outras novidades!

Porque os programas de mentoria são mais importantes que nunca para o desenvolvimento do seu negócio

Um mentor não está ali apenas para te apoiar, mas também para que você possa crescer e desenvolver-se tendo uma perspetiva crítica. São importantes para o desenvolvimento da comunicação, um elemento de vital importância para que um líder se torne de fato um ser forte.

Read more

A conexão mente-corpo: O ponto de partida para atingir resultados!

A autoimagem representa o conceito do ‘tipo de pessoa que eu sou’. É criada com base nas crenças que temos sobre nós próprios. A maioria destas crenças foram formadas de forma inconsciente, com base nas nossas experiências passadas, nos nossos êxitos e fracassos e no modo como as outras pessoas reagem perante nós, especialmente durante a nossa infância.

Read more

As mulheres e a arte da negociação.

Como a liderança no feminino pode alcançar resultados: erros a evitar e sugestões de melhora que podem fazer de você uma negociadora exímia.
Se existe algo que tem mudado radicalmente no mundo atual é o aumento do número de mulheres nas mais diferentes áreas. No meio desportivo, científico, social, tecnológico, financeiro, empresarial, ou no ensino, a figura feminina tem conquistado espaço e destaque. Contudo, em pleno século XXI, muitas mulheres ainda não sabem como reconhecer o seu valor, e pelo simples facto de serem mulheres, muitas ainda se sentem constrangidas a pedir aumento de salário, ou a atribuir um preço ou valor à sua atividade. Este é um paradigma a alterar! Uma vez que a mulher já conquistou o seu espaço, chegou a hora de conquistar o seu valor.  É por isso importante negociar e descobrir a arte da negociação.

Read more