O que dita uma empresa do futuro?

22 Novembro, 2018 Esther Liska

Cada vez mais se fala sobre as empresas do futuro, modelos de negócios auto-sustentáveis e novas formas de nos podermos preparar para um futuro risonho. Para que isso seja possível é necessário entender as características inerentes a uma verdadeiro modelo de negócio do futuro.


Pensar o futuro é entender que hoje não há mais espaço para um mercado de trabalho único, é preciso abraçar a diversidade e fazer com que a inclusão seja primordial!
Para que uma empresa prospere e se torne um exemplo de futuro, precisa de gerar o máximo de informações possíveis e toda essa rede de informação só acontece quando estamos preparamos para receber, atender e trabalhar com um grande leque de pessoas, sem distinções por sexo, idade, cor ou ideologias.

As características de uma empresa do futuro

Pode até parecer um pouco incoerente, no entanto o futuro das empresas deve ser uma meta fixada no presente. Desta forma, é preciso ter 6 qualidades básicas e afim de facilitar o seu entendimento, é o momento de conferir tudo a seguir:

  • Resolução de problemas complexos – Solucionar um problema complexo numa instituição é sem dúvida uma grande habilidade . Esta habilidade de resolução de problemas complexos é representada pela capacidade de percepção e criação de estratégias efetivas para resolver situações novas e mal definidas em cenários complexos do mundo real. 
  • Pensamento crítico – Conseguir ter auto-critica é fundamental e uma gestão que tenha isso como premissa automaticamente estará na frente. É preciso sabermos nos colocar no lugar no outro e entender o porquê de cada ação/decisão. 
  • Criatividade– O desafio de qualquer gerente é resolver problemas velhos com soluções que sejam novas. É imperativo ser criativo!
    Estar atento a tudo que possa ser novo é essencial, a criatividade e tecnologia andam lado a lado. 
  • Gestão de pessoas– A importância da liderança feminina na atualidade se dá quando se consegue reunir uma equipa de trabalho. Atualmente precisamos de inovar e aprender a liderar grupos de pessoas, onde o compromisso é a causa mãe! Fortes e prontas para darem o seu melhor em prol de cada causa. 
  • Coordenação– Torna-se primordial que todo o processo de coordenar pessoas seja feito com sensibilidade. 
  • Inteligência emocional– As dificuldades vão existir e os conflitos também, no entanto para estarmos a aptos a superá-los é importante usarmos a inteligência emocional como nosso aliado.
    É preciso manter a mente e corpo são e centrada para ter uma empresa de futuro, e acima de tudo saber dominar as próprias emoções, passo este fundamental para atingir o sucesso!
    Por fim, mas não menos importante, as características de uma empresa que pensa o futuro, devem convergir com a gestão da organização.
    Dessa forma, a liderança feminina tem como objetivo simplesmente quebrar este paradigma antigo.