1 Novembro, 2018 Esther Liska

A mulher teve sempre papel de destaque na história humana e não é a toa que o quadro mais famoso do mundo contempla o mistério feminino. Sem esquecer que por trás de todos os grandes nomes da história existiu sempre uma mulher por trás. A importância da liderança feminina na atualidade materializa-se no ramo empresarial como um todo.

Mesmo perante esta situação, infelizmente o preconceito ainda impera na maioria das empresas. A lista S&P publicada pela bolsa de valores Dow Jones, revela que dos 500 CEOS das maiores empresas do mundo, apenas 26, ou seja, 6%, possuem nomes femininos no comando da organização.

É importante ressaltar que todas as informações, dados e apontamentos que trago aqui são fruto da minha participação em conferências sobre esta temática, nomeadamente na Women´s International Network Conference realizada no passado mês de setembro. Dessa forma partilho esta perspectiva baseada em factos, números e registos.

Um novo estilo de liderança é criado

A importância da liderança feminina na atualidade dá-se pelo novo estilo de liderança que foi criada. É indicado pensar que a maioria das profissões que cuidam dos seres humanos, é inerente as mulheres e este é um dos pontos pelos quais mais nos destacamos. Seja como educadoras, psicólogas, nutricionistas, e até mesmo como enfermeiras.

Alguns atributos são importantes, pois trazem a todos uma abordagem diferente, onde é necessário tomar consciência de que todo ser humano tem características femininas e masculinas, e só integrando ambas acessamos ao nosso verdadeiro poder. Seguem alguns exemplos:

  • Visão mais que informativa: Ser líder não é apenas delegar ações ou informar. É adequado ir mais além e ter uma visão sistêmica dos liderados. É preciso saber entender como a empresa funciona a partir da visão também dos seus colaboradores. A importância da liderança no feminino fica cada dia mais destacada ao inovar os novos modelos de gestão e demostrar como o trabalho humanizado é importante.
  • Ser um pensador avançado: Antecipar as adversidades que surgem é algo importante e a liderança feminina tem isso como uma premissa. Saber difundir o olhar para várias situações é uma das características da liderança feminina, isso garante muito mais hipóteses de sucesso e reconhecimento
  • Mentalidade orientada para o acaso: A vida de uma organização é permeada pelo imponderável, ou seja, é preciso resolver os problemas logo.

Este novo estilo de liderança assenta na importância da liderança feminina na atualidade no ambiente de negócios. O próximo passo é o preconceito diminuir e os salários serão equiparados assim que isso aconteça. Tudo isso tem vindo a acontecer de forma gradual e a cada dia temos mais mulheres a assumir papéis de relevo dentro da sociedade.

, ,