Porque os programas de mentoria são mais importantes que nunca para o desenvolvimento do seu negócio

3 Outubro, 2018 Esther Liska

A inserção da mulher no mercado de trabalho felizmente cresceu muito nos últimos anos e permitiu que ela fosse vista como um ser capaz de desenvolver atividades que incluem motivação e liderança.

No entanto, é necessária a construção de uma liderança feminina de forma saudável e motivadora, para que se sinta cada vez mais à vontade dentro do seu campo de atuação.

Neste contexto, os programas de mentoria visam ajudar a mulher a reconhecer-se neste espaço, desenvolvendo novas capacidades mediante os desafios impostos pelo quotidiano.

Pessoas que se admiram umas às outras

A sociedade muitas vezes incita as pessoas a voltarem-se umas contra as outras, e de maneira inconsciente. No entanto, as mulheres têm de contrariar esta tendência.

Assim, é importante que os colaboradores no seu local de trabalho tenham modelos nos quais se possam espelhar. Eles devem ter mentores com quem possam desenvolver uma aprendizagem mútua.

Por exemplo, eu tive muitos mentores ao longo da minha vida, no entanto, existiu uma pessoa que me causou mais impacto e que me influencia muito ainda. Ela ajudou-me a desenvolver uma nova visão para a minha carreira.

Ela chamava-se: Bonnie Fatio, da Inspired Women Lead, um programa de mentoring internacional onde tive a oportunidade de participar em 2016.Desde então, após concluir o programa como mentee, faço parte da rede de mentores internacionais.

O Programa ajudou-me a entender que com compreensão e colaboração as mulheres podem fazer a diferença no mundo, trazendo uma liderança autêntica.

Ter uma mentora como a Bonnie, não só foi importante pelo seu exemplo, como por ter sido uma oportunidade para trabalhar a minha visão de liderança, e expandi-la além daquilo que eu achava ser possível.

Aprendi como comunicar de forma eficaz, comigo e com os outros. Permitiu-me aperceber-me de algo do qual não tinha consciência: de que a minha forma de fazer as coisas não é a “única” forma.

Esta crença impedia-me de delegar e vivia sobrecarregada sem conseguir ir mais além porque queria sempre ter a certeza de tudo estava a ser feito à minha maneira (também em casa) e depois nos queixamos de que estamos sobrecarregadas com tudo.

Daí um benefício colateral é que ganhei saúde e qualidade de vida, coloquei as coisas em perspetiva, explorei o que quero fazer e acima de tudo aprendi a saber receber.

O valor de um mentor

Um mentor não está ali apenas para te apoiar, mas também para que você possa crescer e desenvolver-se tendo uma perspetiva crítica.

São importantes para o desenvolvimento da comunicação, um elemento de vital importância para que um líder se torne de fato um ser forte.

É através da mentoria que as mulheres aprendem a ser capazes de aplicar as suas principais habilidades de comunicação visando o crescimento e a melhoria de sua equipa.

Neste sentido, é também com o apoio de de um mentor que as mulheres conseguem desenvolver um ambiente seguro para o seu trabalho.

Os mentores desenvolvem não somente as habilidades femininas, mas também outros canais de liderança dentro de uma empresa.

As vantagens desta liderança visam desenvolver pessoas capazes de ter iniciativas, de economizar tempo e viabilizar negócios.

Além disso, os novos funcionários conseguem adaptar-se mais rápido na presença de um mentor, permitindo que eles estabeleçam uma relação de confiança.

Construindo um ambiente de interação e orientação

Você pode incentivar a sua equipa a ter mentores com as seguintes dicas:

  • Dê acesso a todos

Algumas empresas tendem a contratar mentores apenas para algumas áreas, no entanto os mentores devem estar presentes em todas as áreas para que o trabalho seja realizado de forma conjunta e estruturada.

  • Capacidade de acordo com as habilidades

Todos nós possuímos habilidades e personalidades diferentes. Não tente fazer com que um mentor se torne alguém responsável por induzir as pessoas a desenvolverem habilidades para as quais não estão qualificadas.

No entanto, é preciso que entenda a seguinte questão: o trabalho a ser realizado, deve ser realizado de maneira interdisciplinar, ou seja, o mentor deve trazer para o grupo diferentes capacidades para que elas se complementem.

  • Crie horários para os mentores

A menos que a sua empresa desenvolva uma cultura bem estruturada nesta questão, você deverá criar espaços para que a mentoria se desenvolva.

Isso quer dizer que os mentores não são aqueles que visitam a empresa periodicamente, mas sim, aqueles que fazem parte da empresa de uma maneira efetiva e eficaz.

Caso isso não ocorra, o conceito de mentoria pode se perder e pode ser que os resultados obtidos também se percam dentro deste contexto.

Além disso, o custo / benefício de ter um mentor integrado na equipa pode ser constatado em poucos meses.

  • Comunicação como alvo

A presença de mentores dentro da empresa ajuda os líderes a posicionarem-se e a praticar as suas habilidades de comunicação de forma muito clara e concisa. Isso evita mal entendidos e discussões que podem causar mal-estar dentro de uma equipa.

A liderança deve inspirar e não irritar.

As mulheres na liderança

Nesta perspetiva a mulher torna-se ainda mais forte dentro do seu espaço, sendo parte integral de uma nova geração de empreendedores e líderes.

Não há espaço para atitudes e decisões erradas, que desmotivam e que não são eficazes dentro de uma empresa.

Uma mulher tem de se sentir livre para decidir o que é melhor para a sua equipa, sem sentir que vai ser julgada, ou até mesmo criticada por decisões falhadas.

Um mentor pode ajudar a criar métodos que visam o desenvolvimento de um comportamento que inspire mudança em outras pessoas.

Sabemos que o mercado ainda tem uma grande parcela de homens que ainda não aceitam serem liderados por mulheres. É com este tipo de público que é preciso trabalhar.

Uma mulher não pode sentir-se intimidada por aquele que não aceita sua liderança, e é para com estes que ela deve mostrar a sua força.

Mais do que uma mulher, você é a manifestação da realidade atual, de que o mercado adotou uma nova perspetiva de poder feminino e que isso não pode mudar.

Ainda há empregos e empresas que só aceitam um género. Não é um pensamento feminista, mas sim um fato. Mediante os dogmas desenvolvidos ao longo da história, um mentor não vem apenas para mostrar aquilo de que você é capaz, mas ajudá-la a compreender isto.

Um mentor tem a capacidade de mostrar tudo aquilo o que a mulher não consegue ver, pois sente-se oprimida pelas opiniões. E, ao se sentir oprimida não consegue desenvolver seu papel.

É altura de aceitar ajuda, e transformar-se em alguém que seja uma inspiração para outras pessoas.

Mulheres que se aceitam

O mercado muitas vezes transforma a inserção das mulheres em algo competitivo, onde nós nos sentimos oprimidas na presença de outras mulheres. Isto não é repúdio por estar na presença do mesmo sexo, mas sim, algo incutido nas nossas mentes há muito tempo.

As mulheres não devem apenas aceitarem-se, mas ajudarem-se, e serem inspiração e mentoras umas das outras.

Quando falo em criar mentores, falo em criar mulheres capazes de ouvir, indicar, serem apoio para as outras.

É preciso uma grande abertura por parte de nós mesmas. A minha mentora, Bonnie Fatio ofereceu-me uma nova visão de liderança, de mulheres que cooperam umas com as outras.

Ela acredita que as mulheres têm um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, e isso também é algo em que eu acredito. E isso só foi possível porque eu permiti-me seguir outra mulher que tem uma carreira incrível, um trabalho inegável e é capaz de transformar a vida de outras mulheres.

Aqui chegamos em um ponto crucial… Você é capaz de reconhecer nas outras mulheres o que elas têm de bom para oferecer?

Se a resposta for não, é preciso que você invista num mentor que a faça desenvolver este tipo de capacidade: a capacidade de reconhecer capacidades nos outros e em você mesma.

Entre todas, este será o ponto de partida para que você se torne a mulher de sucesso que deseja ser.

GLOW WOMAN CLUB é uma rede internacional de mulheres que procuram redefinir as possibilidades de liderança para conseguir ter um impacto positivo na sua vida e nas suas organizações. O grupo também tem iniciativas que vão desde a criação de programas de mentoring dentro das empresas até a criação de Peer Groups onde o mentoring é uma das habilidades trabalhadas.

, , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *