Aumente a sua produtividade e conquiste novos objetivos

6 Setembro, 2018
6 Setembro, 2018 Esther Liska

Aumentar a produtividade é algo que muitas mulheres procuram no seu dia-a-dia. É tão bom chegar ao final de uma jornada de trabalho e saber que todas as tarefas profissionais foram concretizadas. Melhor ainda é quando sobre tempo para organizar o próximo dia com calma. Não concorda?

Um desejo comum mas que muitas vezes fica na memória daquelas que se perdem num montão de papéis, resoluções infinitas, reuniões de trabalho e muitos imprevistos e contratempos quotidianos que impedem terminar o que começaram.

Aumentar a produtividade é possível? Não só é possível como é necessário no meio empresarial para que possa mostrar o seu valor e também desenvolver novas capacidades. Há, por isso, que descobrir estratégias que podem ajudar a atingir este objetivo.

Organize–se

Comece por criar uma lista com as tarefas prioritárias para cada dia de trabalho. Ela deverá ser realizada de véspera, ou logo pela manhã. À medida que as tarefas forem executadas, deve riscá-las de sua lista ou adicionar um “ok”. Isso vai fazer com que resolva as tarefas mais urgentes, evitando que os problemas se acumulem de forma desordenada.

Tenha uma agenda

É muito importante ter uma agenda. Não necessariamente uma agenda física, pode ser no telemóvel, no e-mail ou no próprio computador. O importante é que você consiga estar preparada para todas as tarefas, seja na preparação do dosser para a reunião marcada ou a sua impressão.

Torne as suas reuniões mais interessantes e produtivas

Pior que um baixo nível de produtividade são as reuniões longas e sem conteúdo prático. Para garantir que as reuniões são mais produtivas basta realizar as seguintes tarefas:

  • Reúna apenas pessoas fundamentais;
  • Crie uma lista significativa de assuntos a discutir;
  • Rentabilize o tempo: a qualidade de uma reunião em nada tem a ver com a sua duração. Na verdade, quanto mais tempo durar uma reunião, mais exaustos e sem motivação ficam os participantes.

Redução de walk-ups

Os famosos walk-ups são aquelas interrupções de colegas para resolver problemas. Este tipo de ação pode ocupar muito tempo durante o dia, e interromper a concretização de tarefas importantes e que estavam pré-agandadas. Para evitar que batam constantemente à porta do seu gabinete, deixe claro junto da equipa que a necessidade desses encontros deverá ser comunicada por e-mail ou telefone. Apenas assuntos de extrema urgência devem ser considerados neste caso.

Redes sociais

Outro aspeto que pode diminuir em muito a produtividade é a navegação pessoal na internet. Aquelas paragens a cada meia hora, ou de 5 em 5 minutos podem acabar com os planos da produtividade. E mesmo que essa pausa seja apresentada como desculpa para a pausa obrigatória, ela não será eficaz. O melhor mesmo é deixar o computador e esticar as pernas, tomar um café ou conversar com um colega

Uma dica que deixo é a criação de horários para aceder às redes sociais, como por exemplo, ter uma pausa de 15 minutos durante a manhã e outros 15 minutos de pausa à tarde.

Novas estratégias

Se a sua empresa já possui um aplicativo de comunicação empresarial, como o Slack por exemplo, por que não resolver pequenos assuntos através dele? Economiza tempo. É uma ferramenta muito útil, por isso, não esqueça de utilizá-lo como seu amigo.

O seu dia começa antes de você entrar na empresa

Estudos demonstram que quem tira um tempo antes do trabalho para tomar um bom café ou para o exercício físico, pode ter um dia mais produtivo. Levante pelo menos uma hora mais cedo do que a sua jornada de trabalho, veja as notícias e arrume-se calmamente. Assim, já terá a sensação de que o seu dia começou bem.

Outra dica importante, é fazer uma boa primeira refeição, ou seja, tomar um bom pequeno almoço antes de sair de casa. Isso dá mais energia e disposição para as tarefas diárias.

Tenha sempre um plano B

A vida é imprevisível, por isso, há que ter sempre um plano B. Isso serve tanto para o mundo empresarial, como para o mundo pessoal. Ajudará se poventura algo começar a correr mal e a trajetória tiver que ser alterada em cima do acontecimento. Não deixe que isso se torne um obstáculo para a progressão.

Evite bisbilhotices e grupinhos

Bisbilhotice e produtividade não combinam. Mexericos são sinal de duas coisas: ou não tem nada para fazer, ou está a gastar o seu precioso tempo a falar mal dos outros. Evite os grupinhos e as conversas paralelas e vai ver que a produtividade aumenta. Não precisa de ser a chata do escritório, mas pode sempre optar por contar um facto curioso, ou falar sobre alguma notícia do dia.

Não seja negativa

Se for uma pessoa negativa isso também pode impedir o aumento da produtividade. Há que estar focada e satisfeita, e com objetivos concretos para a vida pessal e carreira.  Nenhum destes conceitos combinam com a negatividade.

Durma adequadamente

Corpo e mente descansados fazem com que nos tornemos mais produtivas. Seguir apenas as dicas anteriores sem ter uma boa noite de descanso pode influenciar no resultado final, por isso, durma de 6 a 8 horas por dia.

Cuide de si mesma

Cuidar de si mesma significa praticar exercício físico, ter uma boa alimentação e trabalhar a sua autoestima, todos estes elementos podem influenciar a sua produtividade. Quando uma pessoa se sente bem, está disposta a enfrentar as situações do dia-a-dia sem sem grande esforço. A autoestima também é um elemento chave nesta questão. Mulheres com uma boa autoestima são capazes de resolver problemas com maior facilidade.

Se você deseja saber mais sobre o que as mulheres precisam para mostrar todo o seu poder basta aceder ao site https://www.glowwomanclub.com/

Até a próxima!

Esther Liska